sexta-feira, 13 de novembro de 2009

“O único levante agrário armado vitorioso na história do Brasil”.

Esta frase sempre salta a minha frente ao pensar na Revolta dos Posseiros. É emblemática. E me lembra que jovens, ansiosos por estabelecer suas famílias em uma espécie de “terra prometida”, levados a uma situação extrema fizeram o que pode parecer óbvio, mas que exigiu toda a coragem e uma grande dose de desprendimento. Lutaram. Até o fim. Poderiam ter tomado outro caminho, ao vislumbrar tamanho poder dos opressores. Mas lutaram. Até o fim.

Com toques heróicos, pela primeira e única vez em nosso país, Davi derrotou Golias. Porém, mesmo neutralizado Golias continuou ali, silencioso. “Os jagunços continuam ali...”, como bem disse uma das gratas surpresas com que fomos presenteados ao longo do caminho. E por muito tempo a história não foi escrita. E pasmem, até hoje, mais de cinqüenta anos depois, o medo ainda habita algumas das casas da região. Muitos não falam. “Só a forma de lutar é outra”, complementou.

Nós, forasteiros, tentamos entender o que aconteceu. E hoje, feito o filme, uma questão me incomoda com frequência. Somos, no Brasil, acostumados a estudar nossas derrotas. Farrapos, Canudos... É hora de darmos igual valor a nossas vitórias.

João Marcelo Gomes

Um comentário:

  1. Parabéns! os brasileiros têm o direito de saber que pelo menos uma vez neste país o pobre e oprimidos venceram os grandes e poderosos. Vejam o Livro "QUANDO O VERÃO CHEGAR".

    ResponderExcluir